A viscossuplementação é um procedimento caracterizado pela injeção de ácido hialurônico no interior da articulação do joelho. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no líquido sinovial, que ajuda a lubrificar e amortecer a articulação.
No entanto, com o processo de envelhecimento ou diante e lesões, a quantidade e a qualidade do ácido hialurônico em nossas articulações podem diminuir, resultando em dor, inflamação e redução da função articular.
O objetivo da viscossuplementação é restaurar a viscosidade do líquido sinovial, proporcionando alívio da dor e melhora da mobilidade articular.
O procedimento é realizado no próprio consultório, de maneira minimamente invasiva. Em geral, são necessárias várias injeções ao longo das semanas, dependendo do produto utilizado e da resposta do paciente.
Suas principais indicações são osteoartrite do joelho leve a moderada, quando as medidas conservadoras, como fisioterapia e medicamentos, não são suficientes para controlar a dor e melhorar a função articular. Além disso, essa terapia pode ser considerada em pacientes que não são candidatos à cirurgia ou desejam evitar procedimentos invasivos.
Seus benefícios incluem alívio da dor, melhora da função articular e menor necessidade do uso de medicamentos.
A avaliação prévia com médico ortopedista é fundamental para verificar a indicação de cada paciente e individualização do tratamento.
O bloqueio dos nervos ou ramos geniculares é um tratamento inovador para a dor no joelho decorrente de casos como osteoartrite, lesões meniscais, tendinites…
As infiltrações são uma abordagem minimamente invasiva que envolve a injeção de substâncias diretamente no joelho lesionado, para estimular a sua regeneração.